top of page

REGRAMENTO - Campeonato de Xadrez


 

  1. O Torneio é por chave eliminatória, vale dizer cada competidor participará de uma partida e o vencedor seguirá para a próxima rodada, o perdedor será eliminado.

  2. O vencedor é aquele que vencer a ultima partida;

  3. Serão considerados ilegais os seguintes lances e causarão a derrota do competidor:


 

  1. Não retirar o rei do xeque:  quando o rei está em xeque o jogador é OBRIGADO a proteger o rei, seja capturando, bloqueando ou fugindo.

  2. Expor o próprio rei ao xeque: ocorre quando o jogador move seu rei para uma casa atacada por uma peça inimiga.

  3. Expor o rei ao xeque pode ser tanto movendo-o para uma casa atacada, como capturando uma peça protegida ou até mesmo quando se move uma peça cravada (que está bloqueando o xeque).

  4. Movimentação ou captura da forma errada: Mover uma peça de forma errada ou realizar uma captura de forma errada também são consideradas faltas.

  1. Ocorrerá empate quando:

  1. Insuficiência material: Quando ambos os jogadores não têm peças o suficiente para ganhar um jogo. Por exemplo: Rei contra rei, Rei e bispo contra rei ou Rei e cavalo contra rei.

  2. Comum acordo: Acontece quando ambos os jogadores decidem pelo empate. Um dos resultados mais comuns em torneios de alto nível, pois percebem que irão jogar por horas e ninguém conseguirá ganhar o jogo.

  3. Rei afogado: uma posição de afogado acontece quando um dos reis esta preso, ou seja, não tem nenhum lance possível que possa fazer, mas NÃO esta em xeque.

  4. 5 lances: Se durante uma partida os 5 últimos lances de cada jogador foram feitos sem que nenhuma peça fosse capturada ou que houvesse movimento de qualquer peão, o jogador pode reclamar o empate.

  5. Repetição de posições: Um jogador pode reclamar o empate quando uma posição for repetida pela terceira vez em um jogo. Tanto as peças das brancas como das pretas devem ser estar na mesma posição, por três vezes.

4.1. – No caso de empate será iniciada uma nova partida com no máximo 10 lances para cada jogador, vencendo aquele que conseguir o rei ou maior número de pontos. As peças valerão, para esse fim:

​

Um peão vale 1

Um cavalo vale 3

Um bispo vale 3

Uma torre vale 5

Uma dama vale 9

O rei é infinitamente valioso


 

  1. São permitidos os seguintes movimentos especiais:

  1. Promover um Peão no Xadrez - quando um peão chega ao outro lado do tabuleiro ele pode se transformar em qualquer outra peça (isso se chama promoção). Um peão pode ser promovido para qualquer outra peça. Um erro comum é achar que peões só podem ser promovidos a peças que já foram capturadas. Isto NÃO é verdade. Um peão geralmente é promovido a dama. Somente peões podem ser promovidos.

  2. Movimento "en passant" - que é o termo francês para "na passagem". Se um peão se move para duas casas em seu primeiro lance, e fazendo isso para ao lado de um peão adversário (efetivamente ultrapassado a habilidade do peão adversário em capturá-lo), este outro peão tem a opção de capturá-lo assim que ele passar. Este lance especial deve ser feito imediatamente após o primeiro peão ter passado, caso contrário a opção de capturá-lo não é mais possível.

  3. Movimento do Roque : - permite que você faça duas coisas importantes em um único lance: levar o seu rei para um lugar seguro (idealmente) e tirar sua torre do canto colocando-a em jogo. Na vez de um jogador ele pode mover seu rei duas casas para um lado e depois mover a torre do canto desse lado para que fique bem do lado do rei no lado oposto. No entanto, para fazer o roque, as seguintes condições devem ser atendidas:

  1. deve ser o primeiro lance desse rei

  2. deve ser o primeiro lance dessa torre

  3. não pode haver nenhuma peça entre o rei e a torre para este lance

  4. o rei não pode ficar em xeque ou passar por um xeque

  1. Note que quando você roca, em uma das direções o rei fica mais perto do canto do tabuleiro. Esse é chamado de roque na ala do rei. Rocar para o outro lado, onde estava a dama, chama-se roque na ala da dama. Independentemente de qual lado, o rei sempre se move apenas duas casas quando é feito o roque.


 

  1. O tempo de duração de cada partida deverá ser definido de acordo com o número de participantes e mesas com tabuleiros.

  2. Casos omissões serão resolvidos pela Comissão Organizadora.


 

Noções Gerais . -


 

Quem faz o primeiro lance no Xadrez?

O jogador com as peças brancas sempre move primeiro. Desta forma, os jogadores geralmente decidem quem vai começar com as brancas pela sorte, com um cara ou coroa ou um com um jogador tentando adivinhar a cor da peça escondida na mão do outro jogador. As brancas fazem um lance, seguido das pretas, e assim sucessivamente até o fim da partida. Poder começar a partida é uma pequena vantagem que dá às brancas uma oportunidade de atacar logo no início.


 


 

Como mover o Rei no Xadrez

O rei é a peça mais importante, mas também uma das mais fracas. O rei só pode andar uma casa em qualquer direção - para frente, para trás, para os lados e em diagonal. O rei nunca pode se colocar em xeque (posição onde pode ser capturado). Quando o rei está sendo ameaçado por outra peça, isso é conhecido como "xeque".

Como mover a Dama no Xadrez

A dama é a peça mais poderosa. Ela pode se mover em qualquer linha reta - para frente, para trás, para os lados ou em diagonal - contanto que não se mova através de nenhuma de suas próprias peças. E, assim como todas as outras peças, se a dama captura a peça do oponente o movimento termina. Note como a dama branca captura a dama preta, forçando o rei preto a se mover.

Como mover a Torre no Xadrez

As torres podem se mover o quanto elas quiserem, mas somente para cima, para baixo e para os lados. As torres são peças particularmente fortes quando estão se protegendo e trabalhando juntas!

Como mover o Bispo no Xadrez

O bispo pode se mover o quanto quiser, mas somente nas diagonais. Cada bispo começa na casa de uma cor (clara ou escura) e deve sempre permanecer nesta cor. Bispos funcionam bem em conjunto pois um compensa a fraqueza do outro.

Como mover o Cavalo no Xadrez

Os cavalos se movem de forma diferente das outras peças - andando duas casas em uma direção e então se movendo mais uma casa em um ângulo de 90 graus, ou no formato da letra "L". Cavalos são as únicas peças que podem se mover sobre outras peças.

Como mover o Peão no Xadrez

Peões são incomuns porque eles se movem e capturam de formas diferentes. Eles andam para frente, mas só capturam na diagonal. Peões só podem se mover uma casa por vez, exceto em seus primeiros movimentos, quando podem andar por duas casas. Os peões só podem capturar nas casas diagonais em frente a eles. Nunca podem capturar para trás. Se houver uma peça imediatamente em frente ao peão, ele não pode se mover ou capturar aquela peça.


 

Toque-lance - Se um jogador toca uma de suas peças, ele deve movê-la desde que este seja um lance legal. Se um jogador toca uma peça de seu oponente, ele deve capturá-la. Um jogador que deseja tocar uma peça apenas para arrumá-la no tabuleiro deve primeiro anunciar a intenção, geralmente dizendo "licença".

Relógios e Cronômetros - A maioria dos torneios usam relógios para controlar o tempo gasto em cada partida, mas não em cada lance. Cada jogador recebe a mesma quantidade de tempo para a partida inteira e pode decidir como usar esse tempo. Assim que um jogador faz um lance ele então aperta um botão ou alavanca para começar o relógio do oponente. Se um jogador fica sem tempo e o oponente anuncia, então o jogador que ficou sem tempo perde a partida (a não ser que o adversário não tenha peças o suficiente para dar xeque-mate, neste caso será um empate).

bottom of page